A verdade sobre o auto-controle

sábado, 20 de novembro de 2010



"Todo atleta em tudo se domina para alcançar uma glória passageira; nós, porém o fazemos para alcançar uma vitória eterna." I Cor. 9:25


Talvez o fruto que o Espírito Santo tenha maior dificuldade para fazer florescer na alma humana seja o domínio próprio. A ausência deste fruto é a causa da maioria dos problemas que enfrentamos. Por que não consigo vencer aquele mau hábito? Por que não consigo viver sem contrair dívidas? Por que não consigo deixar aquele vício? Por que não consigo ser eficiente na fé? Não consigo fazer estas coisas porque preciso de domínio próprio. Para, desespero, descubro que o meu maior problema sou eu mesmo! Salomão disse que, ” Como cidade sem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.” Pv 25:28

O autocontrole é uma virtude tão essencial para uma vida competente que as pessoas fazem tudo para adquiri-lo, ou para compensar a falta dele. Boa parte das pessoas quer perder peso, estar em forma e ter saúde, mas nem todas estão dispostas a exercer domínio próprio e abrir mão de alguns alimentos que gostam. Por isso tentam remédios, terapias, seminários, etc. É difícil adquirir autocontrole, porém, mais difícil ainda, é alcançar uma meta sem exercitar autocontrole.
O treinamento dos atletas inclui, fundamentalmente, o exercício do autocontrole. Eles o fazem para conseguir a oportunidade de ganhar alguns rápidos momentos de glória. Mas a corrida do cristão é muito mais importante do que qualquer evento desportivo do planeta Terra. Por isso, o domínio próprio não é opcional para o cristão. Se quisermos alcançar real liberdade, precisamos desenvolvê-lo. Nenhuma pessoa é verdadeiramente livre até que se domine. Sansão foi o homem fisicamente mais forte do mundo, porém foi escravizado pelos seus desejos porque não possuía domínio próprio. A força sem domínio próprio levou-o a ter problemas.

Se queres ter domínio próprio, aprende que a virtude do autocontrole não é própria da sua natureza, é fruto do Espírito Santo. Admite que não és suficientemente forte para mudar os desejos da vontade humana. Deus além de conceder o desejo de fazer o que é certo, oferecerá também o poder para fazê-lo.

1 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom este texto. Busco o autocontrole e encontrei a resposta que precisava. Obrigada!!!

Enviar um comentário