O que faria Jesus?! - Decisões morais e éticas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010




Jesus chamou as pessoas para segui-Lo. Os verdadeiros discípulos andam nos passos do Senhor (Marcos 8:34). Ele nos deixou um exemplo perfeito para ser imitado. Ele enfrentou as mesmas tentações que nós enfrentamos hoje, mas nunca caiu no pecado.

O exemplo de Jesus torna-se imprescindível no nosso dia a dia com as tentações e provações. Para vencer os desafios morais e éticos, precisamos buscar a resposta certa à pergunta: O que Jesus faria na minha situação?

Como podemos saber o que Jesus faria?

Não adianta fazer o que eu imagino que Jesus teria feito, e muito menos fazer o que eu quero e depois tentar convencer a mim mesmo que Ele faria o mesmo! Eu preciso saber como Ele agiria se enfrentasse as mesmas opções que estão diante de mim. De três maneiras, aprendemos nas Escrituras o que Jesus faria:

O que Jesus fez – pelo exemplo que Ele deixou. Quando Jesus ensinou uma lição sobre humildade e serviço, ele disse aos apóstolos: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”. Jesus deixou um exemplo de obediência perfeita ao seu Pai, submetendo sua própria vontade à vontade do Pai. Mostrando-nos seu exemplo de obediência, Ele pede a nossa submissão à vontade de Deus.


O que Jesus falou – pelas Suas palavras. Quando se trata de homens, sabemos que as palavras e os actos podem se contradizer. Alguém pode ensinar uma coisa e praticar outra. Jesus condenou tal hipocrisia dos líderes religiosos de sua época. Infelizmente, o mesmo problema persiste até hoje. Mas quando Jesus fala, podemos confiar totalmente na integridade de seu caráter. Ele é Deus, e as palavras dEle concordam plenamente com os Seus actos. Quando Jesus ensina como agir, podemos ter certeza que ele faria da mesma maneira que ensina aos outros.


Como escolher o caminho certo – três perguntas fundamentais:

As três maneiras de saber o que Jesus faria sugerem três perguntas fundamentais para acharmos o caminho certo:

O que Jesus fez em circunstâncias semelhantes? Jesus já passou por experiências semelhantes às nossas, e o procedimento dele serve para nos guiar. Se fores maltratado, olha para o exemplo de Jesus.

O que Jesus disse sobre o assunto? Jesus nunca se casou, mas falou do casamento.  Ele nunca pecou, mas mostrou a importância de pedir perdão.

0 comentários:

Enviar um comentário