6 Dicas para o Crescimento Espiritual

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010


Sem atenção contínua - regar, cortar as folhas teu jardim não sobreviverão. Algumas plantas sofrem se forem colocadas próximas demais de aquecedores, outras não aguentam a temperatura quando estão perto de janelas. Enfim, as plantas não têm como crescer se não tiverem alguém que cuide delas.

O mesmo é verdade para o nosso crescimento espiritual. Sem atenção contínua - o que podemos comparar a regar, colocar na luz, podar, etc - nossa saúde espiritual vai piorando e a nossa vitalidade espiritual vai se enfraquecer e se estagnar (ficar parada). Crescimento espiritual depende de alimentação tanto quanto o crescimento físico. Aqui seguem algumas dicas para conseguires alcançar esse crescimento espiritual.


1 - Define o que é crescimento espiritual.


Ir à igreja às sextas e aos domingos é para muitos sinal de crescimento espiritual. Embora isso seja sem dúvida importante, não é o suficiente. Pensamos que só pelo facto de irmos à igreja estamos a crescer, quando na verdade precisamos identificar o que é crescimento espiritual, tomando atitudes especificas que nos ajudam a identificar o que nós queremos como cristãos espiritualmente maduros. O que podes fazer para crescer?

2 - Faz do crescimento uma prioridade.

Crescimento espiritual vem quando nós comprometemos tempo e desenvolvemos um plano para gastar tempo na presença de Deus. Quanto tempo tens passado na presença de Jesus?

3 - Estabelece objectivos pessoais.

Objectivos que são escolhidos por nós mesmos são mais motivantes do que objetivos escolhidos para nós por uma outra pessoa. Escreve os teus objectivos numa folha de papel e cola onde possas vê-los com frequencia. Onde queres chegar?

4 - Identifica ferramentas.

Certamente a tua bíblia e o teu material devocional são importantes. As vezes um recurso chave é uma outra pessoa com a qual podes dividir os teus pensamentos, sentimentos e descobertas. Livros cristão também, podem ser um recurso muito bom para o crescimento espiritual. O que tens usado para crescer?

5 - Cria um grupo de apoio.

Apoio formal ou informal de outras pessoas pode nos ajudar muito a manter o nosso compromisso e seguir os nossos planos. Quem pode te ajudar e quem pode ser ajudado por ti?

6 - Revê os teus objectivos.

Lembras-te dos objectivos que estabeleceste antes? Volta a eles pelo menos um vez por mês para ver como está o teu progresso e fazer ajustes quando for necessário. Como é que está a correr?

Crescimento pessoal vem quando cristãos fazem um esforço intencional para se tornarem mais como Cristo.

Trasformação espiritual não é algo automatico.

Crescimento espirtual também pode ser contagioso.


Estás disposto a crescer espiritualmente??!?

0 comentários:

Enviar um comentário