Auto-imagem saudável
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Nós agimos de acordo com o que pensamos que somos.
Alguns acham-se melhores do que os outros ou pelo menos agem como se o fossem. Por vezes a presença de uma pessoa assim chega até a incomodar. Conheces alguém assim?
Na verdade este "complexo de superioridade" é apenas um disfarce. Essa máscara de "eu sou melhor" apenas esconde insegurança e um profundo desejo de ser aceito pelos amigos.
Por outro lado existem aqueles que se inferiorizam.Essas pessoas que se sentem inferiores põem uma placa na testa escrita: "Sou humilde". Humildade,
entretanto, não tem nada a ver com inferioridade e nem com covardia. Uma vez ouvi um pastor dizer: "O ser humano já nasce vitorioso." Sempre penso muito nisso, principalmente quando me recordo da explicação dessa frase: "A concepção é o resultado de uma corrida. Milhões de espermatozóides disputam para ver quem vai fecundar o óvulo primeiro. Vence o mais forte e mais rápido." O pastor concluiu dizendo que somos o melhor que nossos pais poderiam produzir. Por isso, nascemos já vencedores.
Nem um extremo, nem outro; nem mais nem menos.
O jeito é nos aceitarmos como somos. Nada de nos acharmos sábios demais, porém, sem nos desvalorizamos. É necessário termos uma auto-imagem equilibrada.
Não temos apenas defeitos ou qualidades. Alguém que tem uma auto-imagem equilibrada conhece suas potencialidades e seus limites. Desenvolve suas qualidades e aprende a conviver com seus defeitos, tentando minimizá-los pelo poder do Espírito Santo. Tu és assim?
Vamos fazer um teste. Tenta escrever num papel cinco qualidades e cinco defeitos que tu achas que te são peculiares. Se quiseres averiguar se as tuas respostas fazem jus a realidade, pede a outras pessoas em quem tu confias fazerem o mesmo sobre ti. Compara as tuas respostas com as delas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário