Deus é… SOBERANO!...

sábado, 28 de maio de 2011

Dizer que alguém é soberano, é dizer que governa sobre tudo. Sendo um atributo não comunicável, existe apenas um Alguém que governa sobre tudo, e esse alguém é Deus! Ele é o Senhor do Universo, Deus dos deuses e Senhor dos senhores (Deuteronómio 10:17).

Dizer que Deus é soberano, por outras palavras, é dizer que Deus é o Big Boss de tudo o que existe e sobre tudo o que acontece. Deus criou tudo, logo Ele tem a capacidade de governar sobre tudo.

A meteorologia, o tempo, o reino animal, o reino vegetal, a Humanidade, são algumas das coisas sobre as quais Deus tem a última palavra.

Porque Deus é soberano, Ele tem o direito de nos dizer o que devemos fazer, quando devemos fazer, onde devemos fazer, como devemos fazer, com o quê ou a quem devemos fazer!!... A nossa única resposta à soberania de Deus, é a obediência incondicional.

Porque Deus é soberano estamos seguros, Deus está no controle de tudo o que acontece. Não há razão para preocupação nem ansiedade, porque tudo o que existe e acontece está nas mãos de Deus, inclusivamente a tua vida!! Devemos apenas procurar fazer o que Deus nos diz para fazer e deixar os resultados com Ele.

Os atributos de Deus

terça-feira, 17 de maio de 2011






Para podermos compreender melhor os atributos de Deus, por vezes precisamos classificá-los. Os atributos de Deus podem ser divididos em 2 categorias:

- Atributos de Grandeza: Todos os atributos que pertencem exclusivamente a Deus. Eles são atribuídos a Deus e somente a Ele. Também são chamados de atributos não comunicáveis, porque eles não podem ser “comunicados” à Humanidade, ou seja, não podem ser partilhados com o Homem. Alguns destes atributos de Deus são: soberania, omnipotência, omnisciência e omnipresença.

- Atributos de Bondade: Todos os atributos que Deus possui ao nível mais elevado e perfeito, e que também podem ser encontrados na Humanidade a um nível inferior e imperfeito. Também são chamados de atributos comunicáveis, porque são partilhados com o Homem, embora em níveis diferentes. Alguns destes atributos são: sabedoria, santidade, amor, graça e justiça.

A pessoa a quem chamamos DEUS

sábado, 14 de maio de 2011

Acredites ou não, conhecer Deus é das mais, eu diria A MAIS, extraordinária, fantástica, louca, assombrosa, espantosa, maravilhosa, incrível e surpreendente experiência das nossas vidas. Se eu fosse tu, eu não quereria, nem por sombras, perder esta viagem! Vamos nessa?!...

Para começar, nada melhor do que saber o que Deus diz sobre Si mesmo:

Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas,
Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR. (Jeremias 9:23-24)


É um facto, que para conheceres o Deus da Bíblia, é necessário que leias a tua Bíblia para descobrires os atributos de Deus. E é sobre isto que iremos falar nos próximos tempos. Mas antes de falar de cada atributo, vamos definir o que é um atrbuto.

O que é um atributo?!
Um atributo é uma palavra que define como é alguma coisa ou alguma pessoa. Alguns atributos humanos externos, são, por exemplo: alto, magro, bonito, etc, e interiores: tímido, inteligente, amoroso. Este não é o caso dos atributos de Deus, porque Deus é Espírito, e assim sendo, os Seus atributos, aqueles que conhecemos, são apenas interiores. Por outras palavras, os atributos de Deus são descrições da Sua personalidade e do seu carácter, e não sobre a sua aparência física,

Usamos a palavra atributo para referir qualidades do carácter de Deus, porque atributos são palavras que nós atribuímos a Deus. Atribuir é conceder algo a alguém. Atribuímos a Deus palavras que descrevem como Ele é.

Os atributos de Deus não são peças de um puzzle, que quando estão todas juntas no sitio certo fazem de Deus o que Ele é. Pelo contrário, cada atributo descreve na totalidade como Deus é. Por outras palavras, Deus não é uma parte santo, outra parte amor, etc. Deus é totalmente santo, totalmente amor, etc.

Deus é tudo a 100%!!!...