Um Pai Criativo - a Criação do Mundo - parte 5

sábado, 9 de abril de 2011

A Temperatura

A luz influencia diretamente a temperatura na Terra.

• Dependendo de onde estás, a Terra pode ser fria ou quente. A temperatura média em Dallol, Etiópia, é de 34 graus C positivos, e na estação Palteau, Antártida, é de 56 graus C negativos. Por que isto?

• As temperaturas são sempre mais altas perto do equador e onde não há nuvens, porque o calor do Sol chega facilmente ao chão, que o absorve. E são mais baixas longe do equador porque o calor pode escapar mais facilmente para o espaço nestas regiões.

• A temperatura depende do quanto a superfície é brilhante. Nos pólos, o gelo reflete a luz do sol, enviando-a de volta ao espaço, fazendo a temperatura permanecer baixa. Solos nus e florestas absorvem mais radiação e mantém o calor.

• A temperatura também varia ao redor do mundo devido à forma como os raios do sol atingem a superfície. No equador, os raios solares atingem a Terra em linha recta e, por isto, estas áreas são normalmente mais quentes. Nos pólos, estes raios atingem a Terra em ângulo raso e o calor se espalha.

• O chão é aquecido pela luz do sol. Mas o ar é aquecido pelo calor que sobe do chão. É por isto que é sempre mais frio no alto das montanhas do que no fundo dos vales.

• Temperatura mais alta do mundo: 58 graus C- Deserto do Saara/ mais baixa: Estação Vostok, Antártida- 89 graus C negativo.

Que tipo de engenheiro de preocuparia com tantos detalhes?!...

Um Pai Criativo - a criação do mundo - parte 4

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A luz do sol, o dia e a noite.

• O dia e a noite ocorrem devido aos movimentos da Terra ao redor de si mesma, e ao redor do Sol também.

• A Terra gira a 1.600 km/h, conseguindo dar 1 volta em torno de si mesma em 23 h e 56 m.

Absolutamente nada o homem pode fazer para atrasar, adiantar ou mesmo acontecer os dias. Eles sempre existiram desta forma e sempre existirão assim, sem nunca terem dependido de nós. Mas é incrível que em tantos mil anos, a Terra nunca deixou de ter o seu dia e noite. Nunca falhou!

A luz é talvez o elemento que melhor representa o poder de Deus.

• Deus a colocou no Sol, que a reparte com todo o sistema.

• É tão rápida que, se uma bala de canhão fosse desferida do Sol para terra, levaria 17 anos para chegar aqui. A luz leva 8 minutos.

• Uma ave levaria 3 semanas para dar 1 volta ao redor da Terra. A luz leva o tempo que a ave gasta para bater 1 vez as suas asas.

• Seu poder pode ser visto no relâmpago. Voltagem é a pressão com a qual os elétrons se movem e a amperagem é o número de elétrons que se movem dentro de um fio. 1 ampére significa 6 quintilhões e 242 quatrilhões de elétrons passando num ponto determinado de 1 fio em 1 segundo. Um raio de uma tempestade qualquer pode medir mais do que 100 milhões de volts e 160 mil ampéres.

Quem colocou tanto poder e força na luz?

Um Pai Criativo - A criação do mundo - parte 3

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A força do mar, das ondas, seguros pela indefesa praia.

• Mais de 70% da superfície da Terra é coberta por oceanos.

• A luz do Sol chega a apenas 100m de profundidade e em águas muito lamacentas, pode chegar a menos de 1 m. Por isto existe vida nos mares e oceanos da superfície até no máximo 4,5 km.

• As fossas oceânicas são os lugares mais profundos da superfície da Terra. Vão de 6 a 10 mil metros de profundidade. A maior fossa do mundo é a das Marianas, com 11. 034 m. Para se ter uma idéia, o ponto mais alto do planeta, O monte Everest, caberia inteiro dentro dela e ainda sobrariam uns 3 km para ser preenchido.

• Por mais imensos e pesados que sejam os oceanos nunca estão parados. Os ventos locais empurram a superfície do mar em ondas que se quebram na costa, por todo o mundo.

• As marés sobem e descem na praia 2 vezes por dia, seguindo a atracção exercida pelo sol e pela lua.

• Incrível, porém, é que, apesar de tão bravias e poderosas, as ondas nunca passam o limite natural sobre elas colocado. Mais incrível ainda é que não há nada visível que faça esta demarcação. Simplesmente, temos que aceitar o fato de que há alguém que as delimitou, e por mais fortes que sejam, não desobedecem estas ordens.

• Um grupo de cientistas analisou este fenômeno e chegou a uma curiosa conclusão. Numa bela praia, num dia de sol, as ondas em seu estado normal, com cerca de 1 m de altura batendo numa praia de 2 km, libertam cerca de 35 mil HP (cavalos-força). Não tenhamos dúvida que isto representa uma enorme agressão ao continente. Mas ao estudar o processo, descobriram que o mar não acaba com o continente por causa da simples estratégia dos minúsculos grãos de areia. Eles jamais poderia medir forças com as ondas. Mas quando a onda chega, joga água sobre a areia; em fração de segundos, a água faz grudar cada grão de areia tornando-os uma enorme muralha, de tal forma que a força do mar é barrada ali.
• O mais incrível de tudo é que os cientistas descobriram que no oceano existe bastante ouro capaz de fazer de cada habitante da terra um milionário. Em cada 2 km e meio cúbicos de água do oceano há ouro avaliado em mais de 110 milhões de dólares. Por que não o buscamos? Extrair todo este ouro do oceano seria tão dispendioso que não compensaria, pois ele está em partículas tão pequenas que quase não se pode detectar com os instrumentos que temos atualmente. Mas ele está lá!

Um Deus criativo - a criação do Mundo (Parte 2)

sábado, 2 de abril de 2011

Quem fez tudo isto???  Quem usou tanto poder???




O tamanho da Terra: Suas dimensões e medidas.

- A Terra tem 12.757 km de raio, e 40 mil km de circunferência, grande né?!...

- Pesa 6 septilhões de toneladas. (6 com 24 zeros= 6000000000000000000000000 toneladas!!!!! )

- O seu dia é de 23 h e 56 m, quando em Vénus é de 243 dias terrenos, Urano 18 horas.

- O seu ano é de 365 dias, Júpiter 12 anos terrenos, Neptuno 165 anos.

- A sua atmosfera, onde vivemos. É formada por 5 camadas, que chegam a 1000 km do nível do mar até o espaço sideral. Interessante é que se conduzisses um carro em direcção ao espaço numa velocidade de 50 km/h irias cruzar essa extensão em menos de 1 dia!



A base da Terra- a superfície.

A superfície, em baixo de onde vivemos, é formada por 3 camadas:

o Crosta- de 10 a 70 km de espessura. Onde pisamos.

o Manto- 2.900 km. Camada rochosa, de consistência pastosa.

o Núcleo- 3.400 km. Consistência líquida - de 3.500 graus.

o No passado, durante a Idade Média, as pessoas pensavam que a Terra era quadrada, que no seu centro havia um grande lago de fogo, o inferno, e que todo o planeta era sustentado por 2 elefantes brancos que a carregavam pelo espaço.


Como é que a Terra e os demais planetas ficam vagando pelo ar sem cair no espaço sem fim? Por 2 motivos:

A) Viajam a velocidades incríveis. (É o mesmo princípio usado no vôo dos aviões. Quando eles decolam, usam velocidade máxima, para evitarem quedas).

B) A força da gravidade que todos possuem atraem e repelem uns aos outros, como enormes imãns, segurando a todos no espaço sem fim.

Quem sustenta todas estas enormes formas no espaço?????  

(Continua...)
 

Um Deus Criativo - a criação do Mundo (parte 1)

sexta-feira, 1 de abril de 2011





Realmente a criação de nosso mundo deve ter sido fantástica. Primeiro precisamos entender onde ele está para depois estudá-lo particularmente.

A Terra está dentro do que chamamos de Universo. O que é isto? O universo é tudo o que podes imaginar, e mais ainda. Ele inclui todos os seres vivos, todas as luas, planetas, estrelas, meteoros, e até o espaço vazio que há no meio de tudo isto.

• Segundo alguns cálculos, o Universo todo deve ser formado por umas 100 bilhões de galáxias, que carregam dentro de si bilhões de sistemas solares e dentro destes milhares de planetas e luas.

• A Terra foi colocada por Deus numa destas galáxias, chamada Via-Láctea, que faz parte de um aglomerado de 30 enormes galáxias. (Ela se chama assim porque à noite, no céu, ela parece uma mancha de leite).

• Nós vivemos em um braço dela, ou seja, do Hemisfério Sul da Terra podemos olhar para o centro da galáxia.

• Todas as estrelas que podemos ver à noite no céu pertencem à Via-Láctea. Mas elas estão muito distantes. Tão distantes que jamais poderemos visitá-las. Ex- a mais próxima, é a Alfa centauro, a 4,3 anos luz daqui. Isto é, se viajarmos a 300 mil km/s levaremos 4 anos e 3 meses para chegar lá. Isto é tanto tempo que na verdade vemos o que a estrela foi há 4 anos e 3 meses atrás, tempo que a luz levou para chegar até aqui!

• A Via-Láctea é tão grande que seriam necessários 100 mil anos para que um raio de luz, a 300 mil km/s viajar de um lado a outro da galáxia! O Nosso SOL leva 220 milhões de anos para fazer uma viagem apenas ao redor do centro da galáxia!

- Deus criou o Sol para iluminar nosso planeta, como os demais que há em nosso sistema, solar, porém o nosso Sol é apenas 1 entre outras 500 bilhões de estrelas que há só na Via-Láctea, a nossa galáxia.

• Diante de todos estes dados, chegamos à conclusão que a Terra não passa de um pequeno grão de areia no meio do Universo, e realmente o é.

• Apenas uma leve comparação: o nosso Sol é 1 milhão e 300 mil vezes maior que a Terra. Ele é simplesmente 99 % do que existe em todo o nosso Sistema Solar. Mas ele é infinitamente pequeno se comparado com o todo do Universo, pois há estrelas que chegam a 1 milhão de vezes maior do que ele! Imaginemos o nosso tamanho!!!!!....

- Tanto é assim que, vizinhos a nós estão os outros 8 planetas de nosso sistema. A Terra é um dos menores, mas o único habitado.

- Mesmo tão pequena, a Terra precisou de muita energia para ser formada. O Dr. Haroldo Coffins calculou a energia necessária para formar nosso minúsculo planeta, e chegou à seguinte conclusão: o equivalente à energia libertada pelo Sol em 44 milhões de anos!
(Continua...)
(Marcelo Augusto de Carvalho )