O que faria Jesus?! - Decisões morais e éticas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010




Jesus chamou as pessoas para segui-Lo. Os verdadeiros discípulos andam nos passos do Senhor (Marcos 8:34). Ele nos deixou um exemplo perfeito para ser imitado. Ele enfrentou as mesmas tentações que nós enfrentamos hoje, mas nunca caiu no pecado.

O exemplo de Jesus torna-se imprescindível no nosso dia a dia com as tentações e provações. Para vencer os desafios morais e éticos, precisamos buscar a resposta certa à pergunta: O que Jesus faria na minha situação?

Como podemos saber o que Jesus faria?

Não adianta fazer o que eu imagino que Jesus teria feito, e muito menos fazer o que eu quero e depois tentar convencer a mim mesmo que Ele faria o mesmo! Eu preciso saber como Ele agiria se enfrentasse as mesmas opções que estão diante de mim. De três maneiras, aprendemos nas Escrituras o que Jesus faria:

O que Jesus fez – pelo exemplo que Ele deixou. Quando Jesus ensinou uma lição sobre humildade e serviço, ele disse aos apóstolos: “Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também”. Jesus deixou um exemplo de obediência perfeita ao seu Pai, submetendo sua própria vontade à vontade do Pai. Mostrando-nos seu exemplo de obediência, Ele pede a nossa submissão à vontade de Deus.


O que Jesus falou – pelas Suas palavras. Quando se trata de homens, sabemos que as palavras e os actos podem se contradizer. Alguém pode ensinar uma coisa e praticar outra. Jesus condenou tal hipocrisia dos líderes religiosos de sua época. Infelizmente, o mesmo problema persiste até hoje. Mas quando Jesus fala, podemos confiar totalmente na integridade de seu caráter. Ele é Deus, e as palavras dEle concordam plenamente com os Seus actos. Quando Jesus ensina como agir, podemos ter certeza que ele faria da mesma maneira que ensina aos outros.


Como escolher o caminho certo – três perguntas fundamentais:

As três maneiras de saber o que Jesus faria sugerem três perguntas fundamentais para acharmos o caminho certo:

O que Jesus fez em circunstâncias semelhantes? Jesus já passou por experiências semelhantes às nossas, e o procedimento dele serve para nos guiar. Se fores maltratado, olha para o exemplo de Jesus.

O que Jesus disse sobre o assunto? Jesus nunca se casou, mas falou do casamento.  Ele nunca pecou, mas mostrou a importância de pedir perdão.

A VERDADE - Ética Cristã?!...

sábado, 25 de setembro de 2010



Mais do que uma simples lista de “faz” e “ não faças”, a Bíblia dá-nos instruções detalhadas de como um cristão deve viver.

A Bíblia é tudo que precisamos para saber como viver a vida Cristã. No entanto, a Bíblia não se dirige directamente a exactamente a todas as situações que vamos ter que encarar nas nossas vidas. Como então ela é suficiente? Em situações assim é que temos que aplicar a Ética Cristã.

A ciência define a ética como: “um grupo de princípios morais, o estudo da moralidade”. Portanto, Ética Cristã pode ser definida como os princípios que são derivados da fé Cristã e pelos quais agimos. Enquanto a Palavra de Deus talvez não cobre cada situação que temos que encarar nas nossas vidas, os seus princípios nos dão os padrões pelos quais devemos agir nas situações onde não temos instruções explícitas. Por exemplo, a Bíblia não diz nada directamente sobre o uso ilegal de drogas, no entanto, baseado nos princípios que aprendemos na Bíblia, podemos saber que é errado.

A Bíblia diz que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo e que devemos usá-lo para honrar a Deus (1 Coríntios 6:19-20). Por saber o que o uso de drogas causa ao nosso corpo – o dano que causa a vários órgãos – sabemos que usar drogas iria destruir o templo do Espírito Santo. Com certeza isso não iria honrar a Deus. A Bíblia também nos diz que devemos seguir as autoridades que Deus tem estabelecido (Romanos 13:1). Dada a natureza ilegal das drogas, ao usá-las não estaríamos a nos submeter às autoridades, pelo contrário, estaríamos a ser rebeldes contra elas. Isso significa que se as drogas ilegais se tornassem legais, então não teria problema? Não sem violar o primeiro princípio

Ao usar os princípios que achamos nas Escrituras, os Cristãos podem determinar o seu caminho em qualquer situação. Em alguns casos, vai ser bem simples, em outros casos, no entanto, temos que cavar mais fundo. A melhor forma de fazer isso é orar e estudar a Palavra de Deus. O Espírito Santo habita em cada Cristão, e parte do seu papel é nos ensinar como viver. Então, ao meditarmos na Palavra de Deus e orarmos, o Espírito vai nos guiar e nos ensinar. Ele vai nos mostrar o princípio no qual precisamos nos apoiar para aquela situação.

Enquanto é verdade que a Palavra de Deus não se refere directamente a toda situação que teremos que encarar nas nossas vidas, ela ainda é completamente suficiente para vivermos a vida Cristã.

[Extraído e adaptado de http://www.gotquestions.org/portugues/etica-Crista.html]

És verdadeiro?!...

sábado, 18 de setembro de 2010

Nos EUA há uma famosa história sobre a mentira.

George Washington teria derrubado uma cerejeira. Quando o seu pai lhe perguntou quem tinha derrubado a
árvore George teria dito: “Não posso mentir; eu fiz isso com a minha machadinha.”
Foi Parson Weems no século XIX que ele inventou essa história.
Incrível, a história americana mais famosa sobre não mentir, era mentira. E o stock da verdade até hoje continua em baixo. Políticos fazem promessas, vendedores de tele-marketing enganam os idosos, desempregados exageram nos seus currículos, estudantes roubam artigos da Internet para passar nos exames e cônjuges mentem sobre o dinheiro e fidelidade.

O especialista em finanças Larry Burkett calculou que 50% das pessoas que afirmam ser cristãs mentem em seu imposto de renda. A Receita Federal americana mantém o que chama informalmente de ‘conta dos mentirosos’, para onde as pessoas com a consciência pesada podem enviar dinheiro que sabem que devem. Dizem que certa vez a Receita recebeu uma carta assim: “A minha consciência tem me incomodado por ter mentido em relação aos meus impostos, por isso envio $10,000. Se minha consciência não se apaziguar, enviarei o restante do que devo.”

Queremos seguir as regras, mas estamos preparados para quebrá-las se pudermos escapar das consequências ou se acharmos que este é o preço do sucesso. Ora, já que parece que todos estão a fazer isso, talvez penses que está tudo bem.

Errado!
A Bíblia diz: “O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas se deleita com os que falam a verdade” (Pv 12:22).


(Extraído e adaptado do devocional Palavra para hoje)

A VERDADE é A VERDADE!...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A VERDADE

sábado, 11 de setembro de 2010

Aceita este desafio!

Vê quantas respostas no teste seguinte tu consegues acertar.
Responde V para verdadeiro e F para falso:

O sol gira em torno da terra. - V ou F

Os tomates são venenosos. - V ou F

O espirro é uma maneira de o corpo se livrar de maus espíritos. - V ou F

Ferro, chumbo e outros metais podem se transformar em ouro através de processos químicos. - V ou F

O planeta terra é plano. - V ou F

As árvores têm alma. - V ou F

A Peste Negra foi causada por vapores maus. - V ou F


Quantas tu marcaste falso? Quantas achaste que eram verdadeiras?

A verdade é que todas as afirmações acima são falsas. Embora todas essas afirmações tenham sido consideradas verdadeiras no passado, a verdade é que elas sempre foram falsas.

Por milhares de anos, muitas pessoas achavam que o Sol girava em torno da Terra. Mas o que eles achavam não mudou o que era verdadeiro. O Sol era o centro do sistema solar! Semelhantemente, o facto de as pessoas uma vez terem considerado o tomate – ou “maçã do amor” como eles o chamavam – venenoso, não mudou o que era verdadeiro. E embora muitas pessoas acreditassem que a “peste negra” ou peste bubônica fosse causada por “vapores malignos”, a verdade (que a praga foi espalhada por pulgas infetadas por ratos) nunca mudou.

A verdade não muda.
As pessoas podem errar. As histórias podem estar incorrectas. Ideias podem ser erradas.
Mas a verdade não muda.

Um profeta chamado Isaías escreveu que a “palavra do nosso Deus permanece eternamente” (Isaías 40:8). E Jesus uma vez orou ao Pai: “a tua palavra é a verdade” (João 17:17). Não importa o que os livros e professores digam, não importa o que tu lês no jornal ou o que ouves nas notícias, não importa que descubram segredos sobre mistérios antigos, a verdade nunca mudará.
Nós podemos negar ou acreditar nela. Nós podemos ignorá-la ou reconhecê-la, mas quer nós saibamos ou admitamos que a conhecemos, a verdade é a verdade. E isto não muda...

Consegues pensar em coisas que achavas serem verdadeiras, mas na verdade não eram? Podes mudar o que é verdadeiro por aceitação ou negação? Alguém pode fazer isto? Pelo facto de Jesus dizer que a Palavra de Deus é a verdade, achas que os seguidores de Jesus deveriam: acreditar na Bíblia? ler a Bíblia? decorar partes da Bíblia? obedecer à Bíblia? fazer tudo isto? Qual tu fazes? Qual deles precisas de fazer mais?

(Fonte: jovensjubileu.wordpress.com - extraído e adaptado)